h1

Mamíferos do Parque Biológico de Gaia

15 Março, 2008
Clique nas Fotos

A quase totalidade de mamíferos que se observam no Parque Biológico de Gaia estão em cativeiro. Ainda assim é possível, com alguma sorte, ver o irrequieto esquilo-vermelho. E, com um pouco de sorte adicional, conseguir fotografá-lo fora dos comedouros. Foi o que nos aconteceu. Quanto ao coelho-bravo, bem, eles aqui estão em total liberdade. Embora possa haver uma ou outra raposa isto continua a ser um “Paraíso”.Como ninguém lhes faz mal o seu comportamento é aparentado ao do coelho-manso. Dos restantes mamíferos quero salientar a lontra. O seu nariz e os seus bigodes só não tocaram na objectiva fotográfica porque tinham uma vidraça a separá-los. Ver uma lontra adulta, mesmo em cativeiro, parada a tão curta distância não é muito vulgar. Se isto tivesse acontecido na minha infância eu ficaria tão excitado como as crianças que, no momento, estavam a meu lado. O Toirão existe em liberdade no Continente, na Madeira e em algumas ilhas dos Açores. São bastante conhecidas entre as populações as formas assilvestradas que os caçadores usam para fazer sair os coelhos-bravos dos seus túneis subterrâneos (Covas). Finalmente a Cabra-brava ,até há pouco extinta do território nacional, parece estar de novo presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês com populações vindas da Galiza.

 


02-celho-bravo.jpg

03-fuinha.jpg

04-lontra.jpg

05-esquilo-vermelho.jpg

06-toirao.jpg

07-cabra-brava.jpg

 

Quem quiser saber mais sobre o Parque Biológico de Gaia, que se situa em Avintes, perto do Porto, deve visitar: http://www.parquebiologico.pt

Mas o melhor é ir mesmo lá. Tenho a certeza de que vão gostar.

Nota Final : A partir da próxima edição o Photográcio deixará de ter secções fixas. Uma edição sem temas pré-definidos permitirá ao autor uma maior liberdade de escolha e, certamente, despertará maior curiosidade entre os potenciais visitantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: