h1

A Árvore e o Fogo | The Tree and the Fire

1 Abril, 2008
Clique nas Fotos

Uma conhecida empresa promove anualmente um concurso de fotografia para amadores e profissionais. O ano passado decidimos participar. Era necessário apresentar um tema com pelo menos 20 fotografias devidamente legendadas. Enviamos 23 e, como exigia o regulamento, impressas em papel e gravadas em CD. Passado o tempo previsto para a decisão do júri o conjunto foi-nos entregue num dos estabelecimentos da empresa embora com algumas peripécias características do rigor que as entidades dominantes costumam pôr nestas coisas. Pela forma como fizemos a embalagem tivemos a certeza que pelo menos as fotografias e o texto do CD não foram vistos por ninguém. Mistérios dos concursos com vencedor antecipado.

Nesta e nas próximas edições vamos apresentar o “material” enviado a esse concurso. Duas ou três das 23 Imagens já foram apresentadas em edições anteriores como é o caso da nº 1.

01-caminho-da-alegria.jpg

1 – CAMINHO DA ALEGRIA

É uma alegria, para os olhos e para o espírito, passear por entre as alas de um pomar de pessegueiros em flor. Mas na vida moderna tudo se passa a correr. A beleza e o odor das flores são efémeros. O período de floração é curto. E nós temos pressa.

02-azinheira-escola.jpg

2 – A AZINHEIRA ESCOLA

À sombra desta árvore muitas crianças tiveram aulas ao ar livre. Um ser magnífico “que já não sabe a idade”.

03-choupos-uma-maternidade-a-ceu-aberto.jpg

3 – CHOUPOS – UMA MATERNIDADE A CÉU ABERTO

Tal como nas urbes os locais para habitação são escassos e sujeitos a grande concorrência.As reservas são feitas por ordem de chegada.Para garantirem um ninho vão para lá com meses de antecedência.E se alguém se lembrar de fechar o Centro de Saúde,neste caso de derrubar as árvores da Maternidade!O que é que acontece?Alguém sabe se há e onde ficam as alternativas?

04nas-profundezas-do-montado.jpg

4 – NAS PROFUNDEZAS DO MONTADO

No meio da multidão escolhi um. Mas há ali qualquer coisa que me fez lembrar o género feminino. Sim, é um sobreiro mas antes de tudo uma árvore, feminina, criadora de riqueza.Tiraram-lhe as vestes. Ficou rubra. Mas tem nove anos para se recompor.

05-quem-tem-capa-sempre-escapa.jpg

5 – QUEM TEM CAPA SEMPRE ESCAPA

É uma exposição múltipla.Quanto mais cerrada é a copa maior é a nossa protecção. Na época do aquecimento global, dos buracos do ozono e dos melanomas é sempre bom ter por perto a mais natural das protecções solares.

06-em-tronco-nu-i.jpg

07-em-tronco-nu-ii.jpg

6 e 7 – EM TRONCO NU I e II

É a essência das árvores. A madeira,a sua seiva,a sua gema. A riqueza tanto pode estar no invólucro como no conteúdo ou em ambos.É mais certa no conteúdo.Ignorá-la ou desprezá-la não é próprio de um país pequeno e com tantas carências.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: