h1

Borboleta Caniche | Caniche Butterfly

31 Maio, 2008
Clique nas Fotos

Em meados de Abril do ano passado fui com o meu amigo Paulo Simões para uma zona nos arredores de Queluz.A intenção era a de fotografar a borboleta Tomares ballus.Não íamos muito confiantes porque já estávamos na parte final do seu período de voo.Mas o Paulo é um profundo conhecedor do local e dos percursos preferidos por esta espécie.Após laboriosas buscas conseguimos ver dois exemplares um dos quais se deixou fotografar.

16-tomares-ballus.jpg

16 – Tomares ballus

Esta borboleta pertence à famíia Lycaenidae,voa de Fevereiro a Abril e,segundo Ernestino Maravalhas, no seu livro “As borboletas de Portugal”,está ameaçada de extinção. Quando nos preparávamos para regressar o Paulo chamou-me a atenção para um pequeno ponto laranja que voava por cima da erva. Quando o pontinho pousou e o comecei a focar nem queria acreditar no que estava a ver.Ao princípio nem conseguia identificar onde estava a cabeça e onde estava a cauda.

17-acanthopsyche-atra.jpg

18-acanthopsyche-atra.jpg

17 e 18 – Acanthopsyche atra I e II

Aquele ser pequenino era uma autêntica maravilha da natureza.Visto de lado parecia-me uma miniatura perfeita de um cão da raça caniche. E,à falta de conhecimento científico,passamos a chamar-lhe Borboleta – caniche. Afinal trata-se de uma microborboleta. Depois de muitas pesquisas,que envolveram a boa vontade de pessoas amigas e se estenderam a Espanha e a Inglaterra acabámos por saber que se trata de uma micro-borboleta pertencente à família Psychidae.O seu nome científico é Acanthopsyche atra. O interessante nesta espécie é que existe entre os adultos um diformismo sexual extremo.A fêmea não tem asas, portanto não voa, e as pernas e antenas são apenas vestigiais. Não passa de uma lagarta. Por seu lado o macho,além da sua pequenez (envergadura de 16 a 22 mm) e beleza tem asas translúcidas, antenas bipectinadas e o corpo peludo.Inconfundível.Dado que o tempo estava ventoso apenas ficaram boas três fotografias das quais apresento duas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: