h1

Borboleta Charaxes jasius | The Two-tailed Pasha

1 Setembro, 2008

Esta borboleta é a maior borboleta diurna da Europa com uma envergadura que pode atingir os 80 mm. A fêmea é maior que o macho. Ambos apresentam duas caudas nas asas posteriores. Os ingleses, sempre práticos, introduziram esta característica no nome comum da espécie, “Two tailed”. Os espanhois fizeram o mesmo. É a “Bajá dos colas”. Para os franceses é a “ Nymphale de l’Arbousier”.

1 – CHARAXES JASIUS

O seu período de voo estende-se desde o final do Inverno até ao princípio do Outono com duas gerações.Só se lhe conhece uma planta hospedeira, o Medronheiro, cujo nome científico é Arbustus unedo.

2 – CHARAXES JASIUS SUGANDO UMA UVA

Em consequência desta fragilidade a área de distribuição do insecto segue a área de distribuição dos medronhais. Na Europa, curiosamente, esta área de distribuição assemelha-se á da orquídea Ophrys speculum subsp. speculum referida post anterior. Mas não é por acaso. Ambas são espécies características do litoral mediterrânico. Esta bonita borboleta pratica o chamado “hill-topping” e é atraída por odores fortes designadamente os de excrementos e de frutos maduros.

3 – MEDRONHEIRO COM FRUTOS E FLORES

A lagarta, tal como a crisálida, é verde e devido ao seu mimetismo é difícil de localizar sobre as folhas do medronheiro.

4 – LAGARTA DA CHARAXES JASIUS NUMA FOLHA DE MEDRONHEIRO

Quem quiser ter o trabalho facilitado deve visitar o Lagartagis no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural na Rua da Escola Politécnica em Lisboa (Tel 213965388).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: