h1

Borboleta Charaxes jasius | The Two-tailed Pasha

1 Setembro, 2008

Esta borboleta é a maior borboleta diurna da Europa com uma envergadura que pode atingir os 80 mm. A fêmea é maior que o macho. Ambos apresentam duas caudas nas asas posteriores. Os ingleses, sempre práticos, introduziram esta característica no nome comum da espécie, “Two tailed”. Os espanhois fizeram o mesmo. É a “Bajá dos colas”. Para os franceses é a “ Nymphale de l’Arbousier”.

1 – CHARAXES JASIUS

O seu período de voo estende-se desde o final do Inverno até ao princípio do Outono com duas gerações.Só se lhe conhece uma planta hospedeira, o Medronheiro, cujo nome científico é Arbustus unedo.

2 – CHARAXES JASIUS SUGANDO UMA UVA

Em consequência desta fragilidade a área de distribuição do insecto segue a área de distribuição dos medronhais. Na Europa, curiosamente, esta área de distribuição assemelha-se á da orquídea Ophrys speculum subsp. speculum referida post anterior. Mas não é por acaso. Ambas são espécies características do litoral mediterrânico. Esta bonita borboleta pratica o chamado “hill-topping” e é atraída por odores fortes designadamente os de excrementos e de frutos maduros.

3 – MEDRONHEIRO COM FRUTOS E FLORES

A lagarta, tal como a crisálida, é verde e devido ao seu mimetismo é difícil de localizar sobre as folhas do medronheiro.

4 – LAGARTA DA CHARAXES JASIUS NUMA FOLHA DE MEDRONHEIRO

Quem quiser ter o trabalho facilitado deve visitar o Lagartagis no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural na Rua da Escola Politécnica em Lisboa (Tel 213965388).

Deixe um comentário