h1

Moçambique I | Mozambique I

15 Fevereiro, 2010

Sob o título Máscaras de beleza apresentámos em 1 de Maio de 2009 uma imagem de Moçambique da década dos anos 60 do século passado. Dissemos que ela e outras sobreviveram a um incêndio e por serem poucas e antigas as denominamos de Relíquias. As duas imagens que se seguem fazem parte desse pequeno lote que não ultrapassa as duas dezenas.

I – Ilha de Moçambique

II – Nhica do Rovuma

Na primeira podem ver-se as entidades religiosas maometanas mais representativas da Ilha de Moçambique. A cidade estava toda engalanada para receber o Governador Geral que, se a memória não me falha, era o Dr. Rebelo de Sousa, pai do actual professor e comentador político Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Desta recepção salvaram-se algumas imagens que iremos apresentando mas nenhuma com o Governador.

A segunda imagem tem para mim um grande valor sentimental. Por um lado porque me faz lembrar um período difícil da minha vida. Ela foi captada num local remoto de Moçambique junto à fronteira com a Tanzania, no período de guerra 1968-1970. Por outro lado há nela aquilo a que Roland Barthes no seu célebre ensaio “A Câmara Clara”*chamou punctum. Um ponto, uma marca que surge inesperadamente. Parafraseando Barthes, “aquilo que vejo, obstinadamente” é o medalhão com a figura do então Presidente da República, o Almirante Américo Tomás. Concorde-se ou não com o nosso passado colonial, este punctum, pendurado ao pescoço de um régulo nos confins de Moçambique, marca uma época. Nas circunstâncias em que é observado este singelo medalhão revela-se um símbolo invulgar e significativo do que foi a nossa presença em África, especialmente em Moçambique, entre 1961 e 1974. Mas, na despedida, não soubemos fechar condignamente o período colonial e condenámos a um triste fim muita gente que sempre nos ajudou e arriscou a vida pela nossa causa.

* A Câmara Clara de Roland Barthes, Edições 70, Lisboa, 1998.

One comment

  1. […] Moçambique I foi incluída a imagem de uma festa celebrada na Ilha de Moçambique na recepção ao então […]



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: