h1

Moçambique III | Mozambique III

15 Janeiro, 2011

Em Moçambique I foi incluída a imagem de uma festa celebrada na Ilha de Moçambique na recepção ao então Governador da  ex-colónia. Nessa imagem de finais da década de 60 do século passado ressaltam as figuras dos chefes da igreja maometana sob uma grande faixa branca com os seguintes dizeres: “CONFRARIAS  MAHÓMETANAS  (NATIVAS) DA CIDADE DE MOÇAMBIQUE”.

Decorridos mais de quarenta anos sobre o evento estava eu longe de imaginar que ele viria a ser recordado com alegria por um dos habitantes dessa maravilhosa Ilha. Um dos chefes religiosos, o que está com uma cabaia preta, é o Sheik Abdurrazaque Jamú, figura imponente e de grande prestígio na região. Eu fui contactado pelo seu filho Haziz Jamú que ficou muito emocionado ao ver a imagem do seu falecido pai.

Como o prometido é devido aqui vai encontrar Sr. Jamú mais duas imagens do evento festivo em que numa delas o seu pai surge em pleno destaque. Poderia dar-lhe mais alegrias se o espólio fotográfico da minha permanência em Moçambique não tivesse sido quase totalmente destruído por um incêndio. Por isso é com muito gosto que divulgo estas “Relíquias”.

Até sempre.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: