h1

Insectos I | Insects I

1 Fevereiro, 2011

Segundo a voz corrente “não há regra sem excepção”. Nesta secção podemos incluir todos os insectos com excepção das Borboletas e das Libélulas. A estes dou-lhes um tratamento nominal, em separado. São aqueles que fotografo com maior frequência.

Em Agosto dos anos de 2003,2009 e 2010 detectei em Tramagal/Abrantes, quase sempre no mesmo local e na mesma espécie de planta,um dormitório colectivo do que penso serem abelhas solitárias.A designação de “solitária”advirá de não fazerem ou viverem em enxame. Será? Mas continuemos. Entre o princípio e o fim da segunda quinzena desse mês o número de indivíduos, que de início pode ser entre 10 e 15, vai diminuindo quase todos os dias. No final de Agosto ou nos primeiros dias de Setembro só resta um que após uma pernoita também desaparece.

 

O último já não dorme na planta do dormitório. Escolhe uma planta próxima. Em 30Ago2009 um desses insectos não encontrou um local mais acolhedor que as agulhas aceradas de um espargo-bravo-menor (Aspargus acutifolius).

Tudo é estranho mas ao mesmo tempo encantador. Tenho pena de não conhecer a organização social destes insectos nem a sua correcta identificação. Nas minhas limitadas averiguações concluí que pertencem à família Megachilidae e ao género Anthidium que abrange cerca de trinta espécies. Mas tanto podem ser a Anthidium manicatum como a Anthidium florentinum ou qualquer das outras vinte e tal espécies. A observação no terreno só com a chamada “vista desarmada” é manifestamente insuficiente.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: