h1

A água e a luz II | The water and the light II

1 Março, 2011

Esta secção teve a sua primeira versão em 1 de Abril do ano passado. Desta vez as imagens são completamente diferentes e são daquelas que acolhem as minhas preferências.  Se estivermos perto de uma superfície líquida a céu aberto há um outro mundo junto de nós ao qual muitas vezes não damos importância ou que nem sequer notamos. É o mundo do avesso,um mundo quase duplicado do original, com imagens perturbadas pelo movimento da água,pelas alterações da luz incidente e que também varia com o local do ponto de vista.

Ao longo da história da fotografia vários fotógrafos usaram espelhos especiais para obterem imagens deturpadas, exóticas e que desafiam a lógica do movimento e das formas do mundo natural. No extremo alguns pretenderam e conseguiram atingir a abstracção. Nas margens das grandes superfícies líquidas também se conseguem idênticos resultados. Talvez por isso se chamem espelhos de água. Mas, quase sempre,espelhos especiais.

Observemos a terceira imagem abaixo. Sem legenda ninguém é capaz de identificar que foi captada na Serra da Estrela, no Covão da Ametade. É este desprendimento do lugar, da sua localização, da origem geográfica que me cativa e me leva a explorar todas as oportunidades. Esta imagem podia ser de qualquer outro lugar. É uma imagem da Terra. Na base desta interpretação está a minha tendência para a abstracção depois de percorrer por um longo período e com insistência as imagens nítidas,os retratos físicos da Natureza e dos seus agentes. Quando o mundo real começa a não satisfazer as nossas ambições estéticas dá-se a fuga para o outro, o irreal, o da ficção. E quando conseguimos estar ao mesmo tempo num e noutro e não divisamos as suas fronteiras então teremos atingido um patamar de excelência.

 

Reflexos I

Reflexos II

Reflexos III

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: