h1

Aceras anthropophorum

1 Setembro, 2011

O termo Aceras tem origem no grego. De “A” que significa “Sem” e “Keras” que significa corno ou haste.

Ficamos logo a saber que as flores não têm haste ou seja não têm esporão. Mas já li algures que a pretendem renomear para “Orchis”. Por outro lado “Anthropos”significa “Homem” e “Phorum” “Que traz, que transporta”. É por isso que os ingleses lhe chamam “Man orchid”,os franceses “Homme-pendu ou Porte-homme”. Na península ibérica a voz popular foi dramatizada.”Flor del Hombre ahorcado”em Espanha e “Erva-do-homem-enforcado”em Portugal. Entre nós também é conhecida por “Flor dos rapazinhos”.

Planta vivaz com caule erecto,cilíndrico e com numerosas folhas. As folhas inferiores são em forma de roseta. Sépalas com os bordos vermelhos e formando um capuz. Flores amarelo-esverdeadas em espiga terminal, densa (até 50 a 60 flores) e erecta. Labelo trilobado, pendente e de cor amarelo-esverdeado a laranja.

Esta orquídea pode encontrar-se até aos 1300 m de altitude, isolada ou em colónias, em substractos calcáreos de meia-sombra a plena luz.

Aceras anthropophorum (colónia)

Em Portugal distribui-se pelo Algarve, Beira Litoral, Estremadura e Ribatejo. Na vizinha Espanha não é vista nas províncias que definem a nossa fronteira oriental com excepção de Huelva. Encontra-se em quase todas as regiôes de França – excepto Bretanha, Baixa Normandia e Limousin –, nas regiões calcáreas da Bélgica e no Reino-Unido as principais populações concentram-se na zona SE, Kent e Surrey.
Goza do estatuto de protegida na Bélgica e no Luxemburgo e em áreas regionais de França.

Aceras anthropophorum e O. italica

Nesta segunda imagem temos uma Aceras anthropophorum e ao lado uma Orchis italica. Em Portugal podem ver-se híbridos das duas plantas bem como da Aceras anthropophorum com a Orchis purpurea.
A imagem seguinte foi captada na Serra da Arrábida. É estranho que o livro “Flores da Arrábida, Guia de Campo”, escrito por dois especialistas, e que já vai em 2ª edição ( a 1ª edição é de 1998), não faça qualquer referência a esta orquídea.

Aceras anthropophorum

Terminamos com uma imagem onde se pode ver em pormenor as flores da espiga.

Aceras anthropophorum

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: