h1

2011 – Três Livros | Three Books

20 Outubro, 2011

No primeiro semestre do corrente ano foram dados à estampa dois livros que poderão interessar a quem visita esta página.
O primeiro é sobre Ernst Haas cuja carreira foi em dado momento prejudicada por pessoas influentes no mundo da fotografia americana nas décadas de 60 e 70 do século passado.Para estes críticos e detractores a fotografia de Haas era demasiado simplista e bastante comercial.Além disso,se por vezes se assemelhava a um certo tipo de pintura era por não ser suficientemente fotográfica. Acontece que Haas sendo um artista de grande sensibilidade tirava fotografias fora do contexto comercial apenas por puro prazer pessoal. Do seu espólio de 200000 diapositivos na Getty Images de Londres foram agora seleccionadas as imagens incluídas neste livro de William Ewing com um ensaio do historiador e curador Phillip Prodger sobre a carreira de Haas com o título “Ernst Haas-Another History of Color”. Estas 186 fotografias nunca antes publicadas provam que Haas estava longe de ser um fotógrafo fácil e puramente comercial.

Sobre-capa do livro

Vale a pena ler o ensaio para se compreender a personalidade e a grandeza artística do fotógrafo e analisar as 186 imagens que revelam a faceta menos conhecida da sua obra. Só um grande fotógrafo consegue transformar o óbvio e banal em complexo e extraordinário.Pura magia.
O outro livro é um guia de campo.Um livro pequeno,compacto,feito por finlandeses,com boas fotografias e muita informação sobre 444 espécies de borboletas diurnas da Europa.

Capa do Livro

É claro que Portugal sendo um país sem interesse comercial não é tratado com a devida atenção. Quando no final do livro são listados Guias Regionais seria de toda a justiça incluir o livro “borboletas de portugal”de Ernestino Maravalhas. Se o tivessem feito e consultado teriam evitado o erro de considerar a Aricia eumedon e a Lycaena virgaureae fora da fauna portuguesa.

A. eumedon na Serra da Nogueira

L. virgaureae no PN Montesinho

Apesar destas falhas, e eventualmente de outras, trata-se de um bom livro com informação pormenorizada e actualizada.

PS : E já que estamos em maré de livros devo confessar que eu próprio tenho pronto para impressão um livro cuja capa é a da imagem

É um livro com muitas imagens, todas as cores e, na sua maioria, com texto alusivo. Para mim este é o momento mais difícil, encontrar um editor. Eu sei, sabemos,que o tempo é de crise,mas não haverá por aí um Mecenas que aceite meter mãos à obra?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: