h1

Voos VII | Flies VII

15 Junho, 2012

As aves desta sétima série pertencem todas à mesma Ordem, a Ordem dos Passeriformes, que em Portugal engloba 23 Famílias. Todas elas se caracterizam por aves de pequeno porte com excepção das da Família Corvidae a que pertence o Corvo (Corvus corax), o qual pode atingir 60 cm de comprimento.

As espécies escolhidas são todas relativamente pequenas. Os seus comprimentos, medidos entre a ponta do bico e a extremidade da cauda, variam entre os 12 cm do Cartaxo-comum (Saxicola torquatus), os 15 cm da Andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris) e do Pardal-de-telhado (Passer domesticus) e os 17 cm da Andorinha-dáurica (Cecropis daurica) e da Ferreirinha-serrana (Prunella collaris). Esta última, até há pouco tempo conhecida por Ferreirinha-alpina, é uma invernante do nosso país considerada rara e localizada. Não é fácil fotografar qualquer destas aves dadas as suas reduzidas dimensões. À Ferreirinha-serrana, além de ser uma ave pequena e rara, acresce uma terceira dificuldade, o seu voo bastante rápido.

Cartaxo-comum

Andorinha-das-rochas

Andorinha-dáurica

Pardal-de-telhado

Ferreirinha-serrana

Nota: Os dados técnicos contidos no texto foram seleccionados dos livros de aves referidos nesta página nos dias 15 de Abril de 2011 e 15 de Jan de 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: