h1

Coisas da nossa terra | Things of our homeland – Constância I

15 Novembro, 2012

Coisas da Nossa Terra é um novo tema abrangente exclusivamente dedicado a Portugal.

Planeio nele incluir várias manifestações da nossa sociedade como sejam festas, procissões, romarias, costumes, actividades turísticas, artesanato e até simples paisagens e ambientes locais. No fundo será um pequeno roteiro da minha passagem por um determinado local ou região.

Escolhi para abertura um dos mais pequenos concelhos do país, o concelho de Constância. Para mim é grande, porque foi nele que pela primeira vez foram expostas algumas das minhas fotografias.

O concelho tem cerca de 8000 ha distribuídos por três freguesias – Constância  Montalvo e Santa Margarida da Coutada – onde vivem cerca de 3800 habitantes. Constância ascendeu a vila em 1571 por determinação de D. Sebastião e até 1836 era conhecida por Punhete.  A parte urbana da sede do concelho está situada na margem direita do rio Tejo junto da foz do rio Zêzere cuja margem esquerda forma o seu limite a Oeste.

Constância – Vista Geral

Nesta imagem pode ver-se em primeiro plano a ponte sobre o rio Tejo e a meio do lado esquerdo a ponte sobre o rio Zêzere. Esta localização peculiar permitiu que as suas actividades se tivessem desenvolvido em torno destes dois grandes rios,quer quando estes constituíram as principais vias de comunicação e lugares de eleição para a faina da pesca, quer agora como zonas de lazer e suporte de desportos náuticos. O Príncipe dos Poetas, o grande Camões, terá aqui vivido e pode ser lembrado na Casa Memória de Camões. Os amantes dos astros têm no alto de Santa Bárbara um excelente local para praticarem o seu hobby, o Centro de Ciência Viva de Constância também conhecido por Parque de Astronomia.
A festa mais importante do concelho, já com uma tradição de 200 anos, é a Festa de Nª Senhora da Boa Viagem. Festa anual, ligada ao rio, cujo dia mais importante envolvendo a bênção das embarcações, ocorre na segunda-feira a seguir ao Domingo de Páscoa.
Aqui ficam algumas imagens.

Campo de papoilas

Além do campo de papoilas temos ao fundo do lado direito a Igreja Matriz de Constância e do lado esquerdo as chaminés da Caima. Pelo meio fica “apenas” o rio Tejo.

Constância – Zona urbana

Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem

Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem

Voltaremos ao concelho de Constância para falar do Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: