h1

Aves do Estuário do Tejo I | Birds from the Tagus Estuary I

1 Dezembro, 2012

Dou aqui início a outro tema, este dedicado às aves do Estuário do Tejo. O Estuário integra a nossa mais importante zona húmida e uma das mais importantes da Europa. Grande parte da sua área é reserva natural, a Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) com sede em Alcochete, está classificada como Zona de Protecção Especial para Aves Selvagens (ZPE) e inscrita na Lista de Sítios da Convenção de Ramsar e na Lista de Sítios da Rede Natura 2000.

Em termos gerais pode-se afirmar que esta zona, onde já foram registadas quase duas centenas e meia de espécies de aves, é delimitada por um rectângulo com vértices em Alcochete, Paúl da Barroca, Porto Alto e Vila Franca de Xira. A área que mais tenho visitado tem por limite a Norte a N10 (Recta do Cabo) e termina a Sul na foz do rio Sorraia no local mais conhecido por Ponta da Erva. Pessoalmente costumo apelidá–la de lezíria de Vila Franca mas não sei se a expressão é de uso corrente. Dizendo lezíria já se sabe que é uma área plana, destinada à agricultura e pastagem e com muito poucas árvores. As propriedades estão delimitadas por valas e cercas não sendo por isso de estranhar que as aves sejam vistas pousadas no arame farpado ou nos postes de madeira que o suportam. Aqui estes dois artefactos já fazem parte da paisagem natural.
Para abertura escolhi uma das aves mais pequenas e mais comuns, a Fuínha-dos-juncos (Cisticola juncidis). Sendo residente é quase impossível passar pela lezíria sem ver uma destas avezinhas. É insectívora e não gosta das zonas montanhosas porque tem fraca resistência ao frio. Por vezes em voo emite um canto muito característico que faz lembrar um insecto.

Fuínha dos juncos

Fuinha dos juncos

Fuínha dos juncos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: