h1

FloraVisão VII | FloraVision VII

1 Março, 2013

Numa das visitas ao PASM (ver post anterior) fui surpreendido com uma exposição de desenhos de escolas do
concelho de Constância tendo por tema “A Árvore”. E no PASM fiquei pasmado. Eu tinha interiorizado que as minhas edições da FLORAVISÂO continham alguma criatividade ao apresentar imagens do tema flora sobre o uso que o homem lhe tem dado ou porque fruto das circunstâncias o exemplar fotografado tinha conotações visuais com o reino animal. Ao ver a exposição verifiquei que a minha imaginação está tolhida pela realidade e não foi capaz de se elevar ao nível das ideias e aspirações que povoam as mentes das crianças. As fotografias são de fraco nível quer por falta de mérito do executante quer porque foram realizadas em condições ambientais pouco favoráveis. Os desenhos estavam expostos ao ar livre encostados à parede.

Seleccionei quatro com os seguintes títulos:

  • A Árvore das Mãos
  • A Árvore dos Rebuçados
  • A Árvore das Chuchas
  • A Árvore da Terra
Arvore das mãos

Arvore das mãos

Árvore dos rebuçados

Árvore dos rebuçados

Árvore das chuchas

Árvore das chuchas

Árvore da Terra

Árvore da Terra

A parte final do texto deste último desenho diz o seguinte:

“Vamos proteger todas as nossas árvores,
Precisamos delas da mesma maneira de que eu preciso de todos vós…..
Viva a Árvore da Terra.”

Pergunto eu agora: Não será mesmo possível um mundo de adultos com a mente destas crianças? Para mim este seria o melhor resgate da humanidade.

Deixe uma Resposta

