h1

Borboletário | Butterfly House II

15 Junho, 2013

Voltamos a este tema para apresentar imagens das borboletas que voavam no Borboletário em finais de Maio. Hoje serão muitas mais.

Comecemos por salientar que esta obra proporciona a todos os visitantes uma forma fácil e rápida de conhecer as diversas metamorfoses das borboletas. Fenómeno que muitos poucos terão oportunidade de presenciar cá fora. Por outro lado há uma aproximação física à natureza que revela não só a sua complexidade mas também as suas fragilidades. E isto é muito importante na formação dos mais jovens por estimular comportamentos visando a sua conservação. É inegável o valor da conhecida frase “Só se ama o que se conhece”.

As minhas imagens foram captadas sem o recurso a dois acessórios muito usados em ambientes interiores, o tripé e o flash, e na minha opinião saíram razoáveis. Quanto menor perturbação melhor. O que é que eu fiz? Apenas alterei o ISO para valores da ordem 200-400. Mas os melhores juízes são os visitantes desta página.

Papilio anchisiades

Papilio anchisiades

 Morpho peleides

Morpho peleides

Heliconius melpomene

Heliconius melpomene

Caligo memnon

Caligo memnon

Heliconius charithonius

Heliconius charithonius

Escolhi para última imagem a Heliconius charitonius, borboleta conhecida por Zebra e com larga distribuição pelas Américas, por dois motivos interessantes. Primeiro, é a única borboleta que faz depósitos de pólen na boca para depois consumir os nutrientes à medida que vão sendo dissolvidos pelos químicos da sua saliva.

Segundo, por vezes os machos não esperam pela eclosão das fêmeas e realizam as cópulas com estas já desenvolvidas mas ainda no estado de pupas. O mais comum é aproveitarem os momentos imediatos à eclosão quando as fêmeas ainda não voam. Durante o acto o macho transfere para a fêmea um químico que vai funcionar como um “cinto de castidade”que afasta os futuros pretendentes. E eu pensava que o machismo só existia entre os seres humanos!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: