h1

Autor

logo-photogracio2.jpg

O autor das fotografias, Humberto Duarte Grácio, é natural da freguesia de Tramagal do Concelho de Abrantes. Depois de frequentar os estudos secundários ingressou nas Forças Armadas onde permaneceu cerca de 25 anos como Oficial do Exército. Posteriormente trabalhou durante 15 anos numa empresa de telecomunicações. O seu interesse pela fotografia revelou-se desde muito cedo e intensificou-se nas estadias em África. Sempre se manteve muito ligado à natureza e é a natureza que gosta de fotografar. Vê a fotografia quer como meio quer como fim. Como um meio para divulgar, especialmente junto das camadas jovens que vivem nos grandes centros urbanos, a natureza que nos rodeia e os seus principais protagonistas (aves, mamíferos, insectos, plantas, etc.).

1ª Bird Race - Tejo - Por Faísca

Humberto Grácio à esquerda em saída de campo na 1ª Bird Race Fotográfica da SPEA, estuário do Tejo – Autor: Faísca (2006)

Para o efeito o autor é levado a estudar os temas fotografados não só para os identificar (o que nem sempre é fácil), mas também para captar nas imagens os seus traços mais característicos. Por outro lado, a fotografia é um fim em si na medida em que é capaz de proporcionar uma grande satisfação pessoal na selecção da luz, dos espaços e das formas, mas também de induzir uma certa angústia criativa e excitante perante o caos da natureza, na visão dos acontecimentos ou na expectativa do momento seguinte.

Humberto Grácio ao centro em saída de campo organizada pela SPEA – Autor: Domingos Leitão (2009)

Em qualquer caso, tenha-se ou não sentimentos acerca da fotografia ela é e será sempre para todos um dos seus mais fortes aliados da memória futura. E não tenhamos dúvidas, se não forem realizadas acções de protecção e conservação em muitos casos só sobreviverá essa memória.

2 comentários

  1. Tom, Peter e eu ficamos a espera de suas fotografias desse passeo com momentos mágicos de ontem! Muitos parabems para suas fotografias já aqui…
    Cumprimentos
    Carole


  2. Olá Humberto!

    Gostei de o rever na Serra de Nogueira e vejo que o resultado foi frutífero, pois conseguiu até uma foto de um casal de Aricia eumedon. Parabéns.

    Estive a ver o blogue e gostei da temática e do grafismo. Continue.

    Já agora: estamos a preparar um artigo sobre novidades lepidopterológicas e gostaríamos de incluir a sua descoberta da Siona lineata, na Lama Grande. Obviamente que o nome de quem descobriu é que figura. Como sabe, nós não publicamos dados sem autorização do descobridor destas maravilhas, pelo que precisava que me enviasse a confirmação.

    Um abraço,

    Ernestino



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: